Agora o bolo é nu!

naked-cake-2 naked-cake

 

 

por thaís casagrande   fotos divulgação

 

Quando se fala em tendência, logo pensamos em moda: vestidos, acessórios, calçados, etc.  Até mesmo quando se trata de casamentos, é difícil imaginar que o bolo também possa seguir tendências, mas, acredite, pode e segue! A prova disso é o novo estilo que virou febre nas bodas mais elegantes: o Naked Cake (também conhecido como Unfrosted, Bolo Nu ou ainda Bolo Desconstruído).  Isso mesmo, uma espécie de bolo com a carinha de receita da vovó, porém, claro, com a sofisticação que a ocasião requer.

Sabemos que não dá para sair de uma festa de casamento sem provar o bolo. De tão enfeitados os Naked Cakes, acabam fazendo parte da decoração e fica difícil escolher qual comer! Esses bolinhos vêm fazendo a cabeça das noivas antenadas e é o novo hit também em lançamentos, coquetéis e festas de 15 anos.

Ao pé da letra, Naked Cake significa bolo pelado ou bolo nu. É isso mesmo, são bolos “desconstruídos”. Nada de pasta americana, merengue, ou qualquer tipo de cobertura. O que vale nesse tipo de bolo é ver as camadas todas à mostra, geralmente recheados com doce de leite ou ganache e confeitados com açúcar e frutas.

Os recheios preferidos das noivas são os mais cremosos, tipo baba de moça com creme de nozes, tradicionais brigadeiros, ou ainda o creme provençal com frutas silvestres. Todo o luxo e requinte dessas delícias fica por conta da ornamentação das camadas. Podem até ser bem simples no preparo, mas os adereços – geralmente flores e frutas – fazem toda a diferença.

As frutas vermelhas e silvestres dão um toque de cor, que ornamentadas com rosas e demais flores, proporcionam elegância e fazem deste bolo simples e rústico, algo chique e surpreendente. Além disso, as muitas possibilidades desse estilo de bolo, com sua leveza e simplicidade, são adaptáveis a qualquer tipo de recepção – celebrações em chácaras, na praia e no campo – criando um clima pessoal, descontraído e inesquecível, como em recepções mais sofisticadas – tornando-se, acredite, a grande vedete da festa.

A moda dos Naked Cakes começou nos EUA, no fim de 2010, e logo viajou o mundo, encantando a todos que gostam de seguir tendências e de servir iguarias diferentes em suas festas. No Brasil, a moda naturalmente pegou primeiro em São Paulo, depois no Rio de Janeiro, e agora já está difundida em todo o país.

E para quem tem a impressão de que esse é um daqueles bolos que a turma da dieta deve fugir, engana-se: o Naked Cake é menos calórico. Enfim, como não se apaixonar?